II Weed.Con
2020
I Weed.Con – Evento digital da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas.
Data: 16 a 18 de novembro de 2020.
O evento abordou, através de palestras, apresentações de trabalhos, minicursos e discussões, temas como: novas tecnologias relacionadas a organismos geneticamente modificados, redução da oferta de herbicidas, biologia e manejo da resistência de plantas daninhas à herbicidas, tolerância de plantas daninhas à herbicidas, sistemas de produção agropecuários, culturas de cobertura e inteligência artificial aplicada à ciência das plantas daninhas. Participarão do evento representantes de Instituições brasileiras, norte americanas, latinas e europeias.
I Weed.Con
Um grande evento em 2020
758
243
231
12
10
3
6
3
Organismos geneticamente modificados e oferta de herbicidas;
Biologia e manejo de plantas daninhas resistentes e de difícil controle;
Manejo Integrado de Plantas Daninhas;
Comissão Organizadora
Evento 2020

Arthur A. Martins Barroso
Coordenação
Representante Sul da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas e Editor Associado da Revista Planta Daninha. Supervisor do grupo de pesquisa “Rede de Pesquisas em Matologia”.
ARTHUR A. MARTINS BARROSO
Coordenação

Rafael Munhoz Pedroso
Coordenação
Atuou como coordenador do núcleo de pesquisa em Matologia do Instituto Phytus entre 2016 e 2018, com ensaios em campo e estufa, além de treinamentos in-company e webinars. É docente da Unifeob desde maio de 2018, lecionando disciplinas em cereais, oleaginosas e Matologia. É também docente temporário da ESALQ/USP, instituição na qual leciona disciplinas relacionadas à Ciência de Plantas Daninhas. Realizou ainda estágio pós-doutoral na ESALQ/USP entre junho de 2018 a Maio de 2020.
RAFAEL MUNHOZ PEDROSO
Coordenação

ALDO MEROTTO JUNIOR
Vice-Coordenação
Atua como editor associado das resistas Ciência Rural e Pest Management Science. É bolsista de produtividade do CNPq desde 2012. Possui autoria de diversos artigos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livros.
É Presidente da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD), gestão 2019-2020. As linhas de pesquisa e extensão são biologia de plantas daninhas, resistência de plantas a herbicidas, e inovação de métodos de controle para o manejo integrado de plantas daninhas.
ALDO MEROTTO JUNIOR
Vice-Coodenação

Caio Antonio Carbonari
Vice-Coordenação
É Professor Associado do Departamento de Proteção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA-UNESP). Atualmente é Diretor Presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD).
CAIO ANTONIO CARBONARI
Vice-Coordenação

Luis Antonio de Avila
Captação Recursos e Financeiro
♣ Ph.D. em Agronomia, Texas A&M University (2005).
♣ Mestrado em Agronomia, Universidade Federal de Santa Maria (1999).
♣ Engenheiro Agrônomo, Universidade Federal de Santa Maria (1996).
Produção científica Acesse o Curriculum Lattes Acesse o Orcid . Acesse o Google Scholar
Linhas de Pesquisa
♣ Mudanças Climáticas Globais e Herbologia
♣ Fisiologia da ação herbicida
♣ Resistência de Plantas Daninhas em Arroz Irrigado
♣ Herbologia Molecular
♣ Agricultura 4.0 em herbologia
LUIS ANTONIO DE AVILA
Captação Recursos e Financeiro

Núbia Maria Correa
Captação Recursos e Financeiro
NÚBIA MARIA CORREA
Captação Recursos e Financeiro

Fernando Storniolo Adegas
Científico e Premiação
− Engenheiro Agrônomo
− Mestrado em Fitotecnia/Plantas Daninhas – ESALQ/USP, em 1994
− Doutorado em Agronomia – Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2005
− Especialização em Mecanismo de Ação de Herbicidas – Purdue University (USA), em 2002.
− Pesquisador Visitante – Colorado State University (USA), 2011/12.
ATIVIDADES PROFISSIONAL
− Pesquisador da área de Plantas Daninhas da Embrapa Soja, com enfoque de pesquisa no manejo da resistência de plantas daninhas a herbicidas, nos diferentes sistemas de produção de grãos.
FERNANDO STORNIOLO ADEGAS
Científico e Premiação

Leonardo Bianco de Carvalho
Científico e Premiação
LEONARDO BIANCO DE CARVALHO
Científico e Premiação

Naiara Guerra
Científico e Premiação
NAIARA GUERRA
Científico e Premiação

Alfredo Júnior Paiola Albrecht
Comunicação/Marketing
É Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, desde 2014. Também é supervisor do Grupo Supra Pesquisa. Atualmente conta com mais de 110 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e mais de 280 trabalhos apresentados em eventos.
ALFREDO MEROTTO P. JUNIOR
Comunicação/Marketing

Catarine Markus
Comunicação/Marketing
Atualmente é professora adjunta no Departamento de Plantas de Lavoura (UFRGS), na área de Herbologia. Linha de Pesquisa: Ecologia de plantas daninhas e resistência de plantas daninhas aos herbicidas.
CATARINE MARKUS
Comunicação/Marketing

Kássio Mendes
Comunicação/Marketing
KÁSSIO MENDES
Comunicação/Marketing

Carlos Eduardo Schaedler
Comunicação/Marketing
Foi professor do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen - RS (CAFW) da Universidade Federal de Santa Maria de setembro a dezembro de 2011. Em janeiro de 2012 a fevereiro de 2013 foi bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) em Fitossanidade na Universidade Federal de Pelotas. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa de Fevereiro de 2013 a julho de 2018. Entre fevereiro de 2014 a maio de 2015 foi Coordenador o Curso de Agronomia do Campus Itaqui.
Colaborou na organização dos Campeonatos Sul-brasileiro e Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas de 2014 a 2019. Atua como Editor Chefe da Revista "Planta Daninha". Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul - Bagé) na área de Ciência das Plantas Daninhas.
CARLOS EDUARDO SCHAEDLER
Comunicação/Marketing

Ana Lígia
Plataforma
ANA LÍGIA GIRALDELI
Plataforma

Anderson Luis Nunes
Plataforma
Atualmente é professor da área da Ciência das Planta Daninhas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Participa como professor colaborador da área de plantas daninhas e herbicidas no Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua como Editor Associado das revistas científicas "Ciência Rural" e "Revista Brasileira de Herbicidas" e como Editor Chefe da Revista "Planta Daninha". Participa como membro da Diretoria da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Plantas Daninhas, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia e manejo de plantas daninhas, modo de ação e comportamento de herbicidas, e biologia molecular aplicada à ciência das plantas daninhas.
ANDERSON LUIS NUNES
Plataforma

Cristiano Piasecki
Plataforma
CRISTIANO PIASECKI
Plataforma
Palestrantes
Evento 2020
16 de novembro

Alfredo Junior P. Albrecht
Palestrante
Resumo do currículo:
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre e Doutor em Fitotecnia, pela Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" e possui MBA em Agronegócios pela mesma instituição. Apresenta ampla experiência prática no campo, principalmente por ter atuado como agricultor e consultor. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina, desde 2014. Também é supervisor do Grupo Supra Pesquisa. Atualmente conta com mais de 110 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e mais de 280 trabalhos apresentados em eventos.
Alfredo Junior P. Albrecht
O Brasil sem paraquat: consequências e desafios

Rodrigo Werle
Palestrante
Resumo do currículo: PhD em Agronomia com especialização no Manejo de Plantas Daninhas. Formado em Engenharia Agronômica pela UNESP-SP, mestre e doutor em Agronomia com especialização em Manejo de Plantas Daninhas pela University of Nebraska-Lincoln no estado de Nebraska, Estados Unidos, onde também atuou como Professor Assistente, Pesquisador e Extensionista em Sistemas de Produção. Atualmente, Werle atua como Professor Assistente, Pesquisador e Extensionista em Manejo de Plantas Daninhas em Sistemas de Produção pela University of Wisconsin-Madison no estado de Wisconsin, Estados Unidos. Seu programa de pesquisa e extensão atua em diversas áreas, incluindo: biologia e ecologia de plantas daninhas, manejo integrado de plantas daninhas, distribuição e mecanismo de resistência a herbicidas em plantas daninhas, e interações solo-herbicida. Com a introdução das tecnologias Xtend e Enlist na cultura da soja nos Estados Unidos em 2017 e 2019, respectivamente, a utilização dessas plataformas e o manejo da deriva de dicamba e 2,4-D se tornam grande focos da pesquisa do Professor Werle.
Rodrigo Werle
Cultivos resistentes a herbicidas auxínicos: cenário dos Estados Unidos e futuro para o Brasil.

João Martim de Portugal
Palestrante
Resumo do currículo: Doutorado em Ciências Agronomicas, pelo Instituto Superior de Agronomia/Lisboa Professor Coordenador no Instittuto Politécnico de Beja (fica na região Sul de Portugal).
Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Beja Membro de conselho consultivo para apresentação de propostas para definição da nova Politica Agrícola Comum da União Europeia.
Autor e co-autor de mais centena e meia de publicações, nomeadamnete: livros,capitulos de livros, artigos em revistas cientificas e de divulgação.
João Martins de Portugal
Evolução dos herbicidas homologados na U. E. Situação do glifosato. Prespetivas futuras.

Alexandre Monteiro Chequim
Palestrante
CEO e empreendedor com histórico de atuação direta na criação e gestão de mais de nove empresas, dentre elas duas startups de tecnologia.
Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui MBA em Marketing Estratégico pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Pós-MBA Executivo em Inteligência Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Alexandre Monteiro Chequim
O que o mercado espera do profissional 4.0?
17 de novembro

Antonio Alberto da Silva
Palestrante
Resumo do currículo: Antonio Alberto da Silva é doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Viçosa e bolsista em produtividade de pesquisa pelo CNPq. É líder de um grupo de pesquisa do CNPq e participa de diversos outros. É membro da CTNBio e orientador nos Programas de Pós-Graduação de Fitotecnia e Agroquímica da Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nos seguintes temas: interação herbicida ambiente e manejo integrado de plantas daninhas.
Antonio Alberto da Silva
Experimentação com dinâmica de herbicidas na ciência das plantas daninhas

Kassio Ferreira Mendes
Palestrante
Resumo do currículo: Professor Adjunto de Biologia e Manejo Integrado de Plantas Daninhas do Departamento de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa. Orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Fitotecnia (Produção Vegetal). Pós-Doutor (2019) e Doutor (2017) em Ciências - Energia Nuclear na Agricultura (Química na Agricultura e no Ambiente), pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Campus Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo com sanduíche na University of Minnesota - USA (2016). Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) - Manejo de Plantas Daninhas, pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011).
Kassio Ferreira Mendes
Experimentação com dinâmica de herbicidas na ciência das plantas daninhas.

Eliezer Antonio Gheno
Palestrante
Resumo do currículo:
Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Título de Mestre (2013) e Doutor (2017) obtido no Programa de Pós-graduação em Agronomia (Área de concentração: Proteção de Plantas) da Universidade Estadual de Maringá, sempre vinculado ao grupo de estudos Núcleo de Estudos Avançados em Ciência das Plantas Daninhas (NAPD). Desde de 2016 é pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisa da Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (COACEN) em Sorriso-MT.
Eliezer Antonio Gheno
Manejo de eficiente de vassourinha-de botão.

Daniel Tuesca
Palestrante
Resumen del CV:
Biólogo, Universidad Nacional del Sur, Bahía Blanca, Argentina.
Profesor Titular de la Cátedra de Malezas (Ingeniería Agronómica) y Docente del Curso de Biología de Poblaciones y Evolución (Licenciatura en Recursos Naturales), Facultad de Ciencias Agrarias de la Universidad Nacional de Rosario. Investigador Independiente del Consejo de Investigaciones de UNR. Temas de trabajo: biología, dinámica y manejo de malezas anuales y perennes en agroecosistemas. Detección, análisis y manejo de poblaciones de malezas tolerantes y resistentes a herbicidas. Dirección y codirección tesis de posgrado. Disertante en Seminarios, Congresos, Jornadas nacionales e internacionales de carácter tanto académico como de divulgación. Publicaciones en revistas Científicas Nacionales e Internacionales, artículos de divulgación. Dirección y Co-dirección de proyectos de investigación. Participación en el dictado de cursos de posgrado. Evaluador de concursos, proyectos, tesis de posgrados y trabajos científicos.
Daniel Tuesca
Enfrentamento ao Amaranthus hybridus

Edson Ricardo de Andrade Junior
Palestrante
Edson Ricardo de Andrade
Capim-Pé-de-Galinha (Eleusine indica) resistência a herbicidas inibidores da ACCase em Mato Grosso.

Hudson Takano
Palestrante
Resumo do currículo: Graduação e mestrado em agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em ciência das plantas daninhas pela Colorado State University (CSU-EUA). Atualmente é pesquisador na sede global da Corteva Agriscience atuando na descoberta de novos modos de ação de herbicidas.
Hudson Takano
Resistência a herbicidas em capim pé-de-galinha: Por que devemos ser proativos para mitigar o problema?
18 de novembro

Edison Baldan Junior
Palestrante
Resumo do currículo:
Formação Acadêmica Faculdade de Agronomia Manoel Carlos Gonçalves (Espirito Santo do Pinhal SP Brasil).
Mestre em agronomia pela faculdade de Ciência Agrarias e Veterinárias Júlio de Mesquita Unesp Jaboticabal 2016.
Experiências profissionais:
Coordenado de Tratos Culturais Usina Santa Luiza 2000 a 2005
Coordenador de Tratos Culturais Usina Mundial 2007 a 2008
Suporte Técnico Usina São Martinho no manejo de plantas daninhas 2008 a 2016.
Idealizador e Proprietário da BaldanConnected empresa de tecnologia em soluções no manejo de plantas daninhas fundada em 2016.
Edison Baldan Junior
Uso de drones no manejo integrado de plantas daninhas e a nova plataforma de controle para próxima década na cultura da Cana-de-Açúcar.

Marcos Antonio Kuva
Palestrante
Resumo do currículo: Engenheiro Agrônomo formado pela UNESP-JABOTICABAL, com mestrado em Fitotecnia (ESALQ – USP) e doutorado em Produção Vegetal pela UNESP-JABOTICABAL. Área de atuação em biologia e manejo de plantas daninhas com destaque para nas culturas de cana-de-açúcar, amendoim, soja, milho, algodão eucalipto, café, citro e pastagens. Atualmente é sócio diretor da Herbae Consultoria e Projetos Agrícolas atuando em consultoria, pesquisa e desenvolvimento de produtos.
Marcos Antonio Kuva
Oportunidades para as tecnologias de captura de imagens em programas de monitoramento e controle de plantas daninhas.

Túlio Porto Gonçalo
Palestrante
Resumo do currículo: Eng. Agrônomo formado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, é mestre pela Universidade de Rio verde em produção vegetal e atua como Gerente de pesquisa no Gapes de Rio Verde, fazendo a Gestão de trabalhos para as culturas de soja e milho.
Túlio Porto Gonçalo
Benefício das plantas de cobertura e seu manejo no Cerrado.

Vitor Spader
Palestrante
Resumo do currículo: Engenheiro Agrônomo, mestre em plantas daninhas e doutor em produção vegetal. Pesquisador na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária – FAPA, Guarapuava, PR.
Vitor Spader
Sistemas de cultivo, consórcio e culturas de cobertura no manejo de plantas daninhas no Sul do Brasil: Pesquisa e adoção.

Alicia Cirujeda Ranzemberger
Palestrante
A doutora Alicia Cirujeda Ranzemberger é engenheira agrônoma e trabalha como pesquisadora no Centro de Pesquisas e Tecnologia Agroalimentar de Aragón, CITA, Espanha desde 2004. Tem publicados 37 artigos científicos indexados em revistas internacionais e é coautora de 5 livros e 5 capítulos de livros. É editora da revista “Journal of Plant Diseases and Protection” e da revista “ITEA – Información Técnica Económica Agraria” desde 2014. Membra da Sociedade Espanhola de Plantas Daninhas (SEMh) durante 8 anos e atualmente membra da Sociedade Europeia de Plantas Daninhas (EWRS). Foi orientadora de 13 trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado. Seus principais temas de trabalho tem sido o estudo da biologia e manejo integrado de diferentes plantas daninhas resistentes a herbicidas e de espécies invasoras no meio agrícola. Também tem trabalhado com o uso de coberturas biodegradáveis em cultivos hortícolas desde 2004 e recentemente em cultivos florestais.
Alicia Cirujeda Ranzemberger
Rotação de cultivos: exemplos de êxito de controle de plantas daninhas na Europa.