Evento Digital

I Weed.con

Palestrantes

INSCRIÇÃO PARA O EVENTO

16 de novembro

Alfredo Junior P. Albrecht

Palestrante

Título da palestra: O Brasil sem paraquat: consequências e desafios

Resumo do currículo:
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre e Doutor em Fitotecnia, pela Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" e possui MBA em Agronegócios pela mesma instituição. Apresenta ampla experiência prática no campo, principalmente por ter atuado como agricultor e consultor. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina, desde 2014. Também é supervisor do Grupo Supra Pesquisa. Atualmente conta com mais de 110 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e mais de 280 trabalhos apresentados em eventos.

Alfredo Junior P. Albrecht
O Brasil sem paraquat: consequências e desafios

Rodrigo Werle

Palestrante

Título da palestra: Cultivos resistentes a herbicidas auxínicos: cenário dos Estados Unidos e futuro para o Brasil.

Resumo do currículo: PhD em Agronomia com especialização no Manejo de Plantas Daninhas. Formado em Engenharia Agronômica pela UNESP-SP, mestre e doutor em Agronomia com especialização em Manejo de Plantas Daninhas pela University of Nebraska-Lincoln no estado de Nebraska, Estados Unidos, onde também atuou como Professor Assistente, Pesquisador e Extensionista em Sistemas de Produção. Atualmente, Werle atua como Professor Assistente, Pesquisador e Extensionista em Manejo de Plantas Daninhas em Sistemas de Produção pela University of Wisconsin-Madison no estado de Wisconsin, Estados Unidos. Seu programa de pesquisa e extensão atua em diversas áreas, incluindo: biologia e ecologia de plantas daninhas, manejo integrado de plantas daninhas, distribuição e mecanismo de resistência a herbicidas em plantas daninhas, e interações solo-herbicida. Com a introdução das tecnologias Xtend e Enlist na cultura da soja nos Estados Unidos em 2017 e 2019, respectivamente, a utilização dessas plataformas e o manejo da deriva de dicamba e 2,4-D se tornam grande focos da pesquisa do Professor Werle.

Rodrigo Werle
Cultivos resistentes a herbicidas auxínicos: cenário dos Estados Unidos e futuro para o Brasil.

João Martim de Portugal

Palestrante

Título da palestra: Evolução dos herbicidas homologados na U. E. Situação do glifosato. Prespetivas futuras.

Resumo do currículo: Doutorado em Ciências Agronomicas, pelo Instituto Superior de Agronomia/Lisboa Professor Coordenador no Instittuto Politécnico de Beja (fica na região Sul de Portugal).
Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Beja Membro de conselho consultivo para apresentação de propostas para definição da nova Politica Agrícola Comum da União Europeia.
Autor e co-autor de mais centena e meia de publicações, nomeadamnete: livros,capitulos de livros, artigos em revistas cientificas e de divulgação.

João Martins de Portugal
Evolução dos herbicidas homologados na U. E. Situação do glifosato. Prespetivas futuras.

Alexandre Monteiro Chequim

Palestrante

Minicurso 1 – O que o mercado espera do profissional 4.0.

CEO e empreendedor com histórico de atuação direta na criação e gestão de mais de nove empresas, dentre elas duas startups de tecnologia.
Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui MBA em Marketing Estratégico pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Pós-MBA Executivo em Inteligência Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Alexandre Monteiro Chequim
O que o mercado espera do profissional 4.0?

17 de novembro

Antonio Alberto da Silva

Palestrante

EXPERIMENTAÇÃO COM DINÂMICA DE HERBICIDAS NA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS

Resumo do currículo: Antonio Alberto da Silva é doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Viçosa e bolsista em produtividade de pesquisa pelo CNPq. É líder de um grupo de pesquisa do CNPq e participa de diversos outros. É membro da CTNBio e orientador nos Programas de Pós-Graduação de Fitotecnia e Agroquímica da Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nos seguintes temas: interação herbicida ambiente e manejo integrado de plantas daninhas.

Antonio Alberto da Silva
Experimentação com dinâmica de herbicidas na ciência das plantas daninhas

Kassio Ferreira Mendes

Palestrante

Título da palestra: EXPERIMENTAÇÃO COM DINÂMICA DE HERBICIDAS NA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS

Resumo do currículo: Professor Adjunto de Biologia e Manejo Integrado de Plantas Daninhas do Departamento de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa. Orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Fitotecnia (Produção Vegetal). Pós-Doutor (2019) e Doutor (2017) em Ciências - Energia Nuclear na Agricultura (Química na Agricultura e no Ambiente), pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Campus Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo com sanduíche na University of Minnesota - USA (2016). Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) - Manejo de Plantas Daninhas, pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011).

Kassio Ferreira Mendes
Experimentação com dinâmica de herbicidas na ciência das plantas daninhas.

Eliezer Antonio Gheno

Palestrante

Título da palestra: Manejo de eficiente de vassourinha-de botão

Resumo do currículo:
Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Título de Mestre (2013) e Doutor (2017) obtido no Programa de Pós-graduação em Agronomia (Área de concentração: Proteção de Plantas) da Universidade Estadual de Maringá, sempre vinculado ao grupo de estudos Núcleo de Estudos Avançados em Ciência das Plantas Daninhas (NAPD). Desde de 2016 é pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisa da Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (COACEN) em Sorriso-MT.

Eliezer Antonio Gheno
Manejo de eficiente de vassourinha-de botão.

Daniel Tuesca

Palestrante

Título da palestra: Enfrentamento ao Amaranthus hybridus: lições da Argentina.

Resumen del CV:
Biólogo, Universidad Nacional del Sur, Bahía Blanca, Argentina.
Profesor Titular de la Cátedra de Malezas (Ingeniería Agronómica) y Docente del Curso de Biología de Poblaciones y Evolución (Licenciatura en Recursos Naturales), Facultad de Ciencias Agrarias de la Universidad Nacional de Rosario. Investigador Independiente del Consejo de Investigaciones de UNR. Temas de trabajo: biología, dinámica y manejo de malezas anuales y perennes en agroecosistemas. Detección, análisis y manejo de poblaciones de malezas tolerantes y resistentes a herbicidas. Dirección y codirección tesis de posgrado. Disertante en Seminarios, Congresos, Jornadas nacionales e internacionales de carácter tanto académico como de divulgación. Publicaciones en revistas Científicas Nacionales e Internacionales, artículos de divulgación. Dirección y Co-dirección de proyectos de investigación. Participación en el dictado de cursos de posgrado. Evaluador de concursos, proyectos, tesis de posgrados y trabajos científicos.

Daniel Tuesca
Enfrentamento ao Amaranthus hybridus

Edson Ricardo de Andrade Junior

Palestrante

Título da palestra: Capim-Pé-de-Galinha (Eleusine indica) resistência a herbicidas inibidores da ACCase em Mato Grosso.

Edson Ricardo de Andrade
Capim-Pé-de-Galinha (Eleusine indica) resistência a herbicidas inibidores da ACCase em Mato Grosso.

Hudson Takano

Palestrante

Título da palestra: Resistência a herbicidas em capim pé-de-galinha: Por que devemos ser proativos para mitigar o problema?

Resumo do currículo: Graduação e mestrado em agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em ciência das plantas daninhas pela Colorado State University (CSU-EUA). Atualmente é pesquisador na sede global da Corteva Agriscience atuando na descoberta de novos modos de ação de herbicidas.

Hudson Takano
Resistência a herbicidas em capim pé-de-galinha: Por que devemos ser proativos para mitigar o problema?

18 de novembro

Edison Baldan Junior

Palestrante

Título da palestra: Uso de drones no manejo integrado de plantas daninhas e a nova plataforma de controle para próxima década na cultura da Cana-de-Açúcar.

Resumo do currículo:
Formação Acadêmica Faculdade de Agronomia Manoel Carlos Gonçalves (Espirito Santo do Pinhal SP Brasil).
Mestre em agronomia pela faculdade de Ciência Agrarias e Veterinárias Júlio de Mesquita Unesp Jaboticabal 2016.

Experiências profissionais:
Coordenado de Tratos Culturais Usina Santa Luiza 2000 a 2005
Coordenador de Tratos Culturais Usina Mundial 2007 a 2008
Suporte Técnico Usina São Martinho no manejo de plantas daninhas 2008 a 2016.
Idealizador e Proprietário da BaldanConnected empresa de tecnologia em soluções no manejo de plantas daninhas fundada em 2016.

Edison Baldan Junior
Uso de drones no manejo integrado de plantas daninhas e a nova plataforma de controle para próxima década na cultura da Cana-de-Açúcar.

Marcos Antonio Kuva

Palestrante

Título da palestra: Oportunidades para as tecnologias de captura de imagens em programas de monitoramento e controle de plantas daninhas

Resumo do currículo: Engenheiro Agrônomo formado pela UNESP-JABOTICABAL, com mestrado em Fitotecnia (ESALQ – USP) e doutorado em Produção Vegetal pela UNESP-JABOTICABAL. Área de atuação em biologia e manejo de plantas daninhas com destaque para nas culturas de cana-de-açúcar, amendoim, soja, milho, algodão eucalipto, café, citro e pastagens. Atualmente é sócio diretor da Herbae Consultoria e Projetos Agrícolas atuando em consultoria, pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Marcos Antonio Kuva

Oportunidades para as tecnologias de captura de imagens em programas de monitoramento e controle de plantas daninhas.

Túlio Porto Gonçalo

Palestrante

Título da palestra: Benefício das plantas de cobertura e seu manejo no Cerrado.

Resumo do currículo: Eng. Agrônomo formado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, é mestre pela Universidade de Rio verde em produção vegetal e atua como Gerente de pesquisa no Gapes de Rio Verde, fazendo a Gestão de trabalhos para as culturas de soja e milho.

Túlio Porto Gonçalo

Benefício das plantas de cobertura e seu manejo no Cerrado.

Vitor Spader

Palestrante

Título da palestra: Sistemas de cultivo, consórcio e culturas de cobertura no manejo de plantas daninhas no Sul do Brasil: Pesquisa e adoção.

Resumo do currículo: Engenheiro Agrônomo, mestre em plantas daninhas e doutor em produção vegetal. Pesquisador na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária – FAPA, Guarapuava, PR.

Vitor Spader
Sistemas de cultivo, consórcio e culturas de cobertura no manejo de plantas daninhas no Sul do Brasil: Pesquisa e adoção.

Alicia Cirujeda Ranzemberger

Palestrante

Título da palestra: Rotação de cultivos: exemplos de êxito de controle de plantas daninhas na Europa.

A doutora Alicia Cirujeda Ranzemberger é engenheira agrônoma e trabalha como pesquisadora no Centro de Pesquisas e Tecnologia Agroalimentar de Aragón, CITA, Espanha desde 2004. Tem publicados 37 artigos científicos indexados em revistas internacionais e é coautora de 5 livros e 5 capítulos de livros. É editora da revista “Journal of Plant Diseases and Protection” e da revista “ITEA – Información Técnica Económica Agraria” desde 2014. Membra da Sociedade Espanhola de Plantas Daninhas (SEMh) durante 8 anos e atualmente membra da Sociedade Europeia de Plantas Daninhas (EWRS). Foi orientadora de 13 trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado. Seus principais temas de trabalho tem sido o estudo da biologia e manejo integrado de diferentes plantas daninhas resistentes a herbicidas e de espécies invasoras no meio agrícola. Também tem trabalhado com o uso de coberturas biodegradáveis em cultivos hortícolas desde 2004 e recentemente em cultivos florestais.

Alicia Cirujeda Ranzemberger
Rotação de cultivos: exemplos de êxito de controle de plantas daninhas na Europa.

Evento Online

Entre em contato

Redes Sociais